top of page

Compostagem e a natureza

O que é compostagem?

Compostagem são materiais orgânicos decompostos que pode ser adicionado ao solo para ajudar as plantas a crescer. Inclui restos de comida, resíduos de jardim e até mesmo papel picado, papelão e fósforos.

Por que é importante fazer a compostagem?

Restos de comida e resíduos de quintal representam cerca de 30% do que jogamos fora e quase metade da comida no Brasil é jogada fora.

Quando o material orgânico é enviado para o aterro, ele se decompõe anaerobicamente (sem oxigênio) porque está enterrado bem abaixo de outro lixo. Isso evita que ele se decomponha em uma taxa natural.


Sem a ajuda de oxigênio e pragas, ele libera uma abundância de dióxido de carbono e metano na atmosfera.

Os aterros sanitários são a terceira maior fonte de emissões de metano relacionadas com o homem, muitas deles provenientes de resíduos alimentares. O metano é 28-30% mais eficaz do que o CO2 na geração de calor na atmosfera.

Se você é como eu e não tem um quintal ou jardim onde possa guardar seu composto, você pode coletar restos de comida em sua cozinha e fazer algumas coisas com eles:

Doe para uma horta comunitária em sua área (uma rápida pesquisa no Google geralmente resolve)

Verifique se sua cidade oferece coleta de composto junto ao meio-fio. Alguns têm suas próprias caixas de compostagem e outras deixam restos de comida na lata de lixo verdes.

Verifique o mercado municipal quando for seguro. Muitos incluem a entrega de composto comunitário.

Há também uma composteira de varanda qual me deparei com uma pesquisa que transforma restos de comida em solo dentro de casa. Adoraria experimentar um destes!


O que você pode colocar em sua composteira caseira?

Itens verdes: Restos de fruta Restos de vegetais Grãos de café Filtros de café (não branqueados) Cascas de ovo (apenas casca) Folhas verdes Aparas de grama Flores velhas

Itens marrons: Palha / lascas de madeira Folhas mortas Serragem (de madeira não tratada) Galhos (quebre em 2-3 "pedaços) Jornal Papel rasgado Cartão não branqueado (rasgado em pequenos pedaços)


O que NÃO colocar na compostagem caseira:

Sem carne

Sem laticínios

Sem cocô de animal de estimação

Sem plástico

Sem plantas infestadas


Para continuar a aprender como aumentar o seu estilo de vida sustentável, não deixe de assinar nossa lista e ser um eco friend

bottom of page