Buscar
  • Eco-friend

Sustentabilidade no jardim

É hora de sacudir tudo o que você sabe sobre jardinagem. Embora você provavelmente visualiza fileiras de suas ervas e vegetais favoritos ao pensar em um jardim, redefinir essas ideias pode fornecer um equilíbrio natural de baixa manutenção e abundância maior e mais saudável para você e para o meio ambiente. Chama-se jardinagem de permacultura.

A permacultura é basicamente uma jardinagem autossustentável. É um equilíbrio de materiais naturais combinados com plantas bem escolhidas que trabalham juntas em harmonia.


A permacultura pode ser usada para apoiar o crescimento de alimentos ou medicamentos, atrair animais, deter pragas, melhorar o solo e adicionar beleza. É mais que apenas as próprias plantas embora. É um estilo de vida e uma mentalidade.


Talvez seja melhor entender a permacultura por outras categorias de agricultura. Você pode estar familiarizado com a agricultura orgânica, o ato de cultivar plantações sem o uso de fertilizantes, inseticidas e pesticidas desnecessários. Você também pode ter ouvido falar de agricultura regenerativa, que leva a agricultura de alimentos orgânicos um pouco mais longe, concentrando-se na saúde e na biodiversidade do solo. A permacultura leva essa ideia ainda mais longe com foco em um estilo de vida que se estende além da paisagem.

A permacultura incorpora coisas como a coleta de água da chuva como um recurso natural. Para alguns projetos, a água também pode ser coletada e filtrada de uma casa. A água é então canalizada para o jardim para eficiência. Alguém que pratica a permacultura também pode se concentrar em práticas de energia renovável, seleção de materiais naturais e até compra consciente.


Se você já utiliza algumas destas práticas já está usando está modalidade de plantio e contribuindo para manter uma natureza sustentável. :)